por WAGNER DEOCLECIANO RIBEIRO – Wednesday, 20 May 2020, 20:11
A minha avaliação do meu percurso de aprendizagem até aqui, foi uma reconquista dos meus primeiros anos de formado. Quando reativei minha relação médico-paciente, mas numa dimensão nunca antes avaliada e percebida por mim na minha reconquista de nova e integral e necessária especialidade como o Programa Saúde da Família.
Voltar 35 anos atrás recompondo a dimensão da saúde territorial e buscando a ideia de saúde integral na dinâmica em que encontra-se o SUS hoje, com as parcerias entre a Unifesp e Una-SUS, e com uma universidade aberta e com toda tecnologia encontrada, bem como as perspectivas de se integrar o público e o privado, reforçando os valores que dão base à sustentabilidade do próprio SUS.
Foi mesmo uma imersão numa vivência fundamental de um homeopata e cirurgião pediatra realizado e já em final de carreira, mas voando com as duas asas, e ainda sentindo uma necessidade interna de me assentar numa base segura comunitária, aonde meu compromisso social pudesse ser ainda melhor aproveitado.
E poder demonstrar que a Homeopatia seria um primeiro passo para entrar na integralidade do SUS, bem como, fazer com que as práticas integrativas e complementares fossem construídas e efetivadas, mostrando que poderia promover uma medicina preventiva que pudesse também recompor e contribuir muito com a saúde mental de toda comunidade em que estou atuando há mais de 1 ano e meio, foi mesmo maravilhoso!!!
Sou muito grato a tudo que pude aprender a aprender, um método de aprendizado baseado em problemas, como metodologia e me ter dado uma nova dimensão que a medicina pode realmente fazer comigo e com meu paciente: integrar esperança e saúde de dias melhores em tempo de pandemia. Obrigado aos que idealizaram este método, na pessoa de minha tutora professora Dra Valéria. valeu caminhar até aqui.
