Avaliação reflexiva sobre o Curso de Especialização Saúde da Família – UNIFESP/UNA-SUS

por WAGNER DEOCLECIANO RIBEIRO – Wednesday, 20 May 2020, 20:11 

   A minha avaliação do meu percurso de aprendizagem até aqui, foi uma reconquista dos meus primeiros anos de formado. Quando reativei minha relação médico-paciente, mas numa dimensão nunca antes avaliada e percebida por mim na minha reconquista de nova e integral e necessária especialidade como o Programa Saúde da Família.

   Voltar 35 anos atrás recompondo a dimensão da saúde territorial e buscando a ideia de saúde integral na dinâmica em que encontra-se o SUS hoje, com as parcerias entre a Unifesp e Una-SUS, e com uma universidade aberta e com toda tecnologia encontrada, bem como as perspectivas de se integrar o público e o privado, reforçando os valores que dão base à sustentabilidade do próprio SUS. 

    Foi mesmo uma imersão numa vivência fundamental de um homeopata e cirurgião pediatra realizado e já em final de carreira, mas voando com as duas asas, e ainda sentindo uma necessidade interna de me assentar numa base segura comunitária, aonde meu compromisso social pudesse ser ainda melhor aproveitado.

     E poder demonstrar que a Homeopatia seria um primeiro passo para entrar na integralidade do SUS, bem como, fazer com que as práticas integrativas e complementares fossem construídas e efetivadas, mostrando que poderia promover uma medicina preventiva que pudesse também recompor e contribuir muito com a saúde mental de toda comunidade em que estou atuando há mais de 1 ano e meio, foi mesmo maravilhoso!!!

    Sou muito grato a tudo que pude aprender a aprender, um método de aprendizado baseado em problemas, como metodologia e me ter dado uma nova dimensão que a medicina pode realmente fazer comigo e com meu paciente: integrar esperança e saúde de dias melhores em tempo de pandemia. Obrigado aos que idealizaram este método, na pessoa de minha tutora professora Dra Valéria. valeu caminhar até aqui. 

Fernando Pigatto presidente do Conselho Nacional da Saúde

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s